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01 (hum) nó de caminhoneiro, como se faz?

01 (hum) nó de caminhoneiro, como se faz?



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01 (hum) nó caminhoneiro, como se faz?





Fazendo um nó de caminhoneiro clássico



Fazendo a variação do nó de caminhoneiro com nó catau





Um nó de caminhoneiro — ou nó carioca 

— é um nó bastante eficiente 
para amarrar cargas pesadas.
Ele é composto de três partes para dar o máximo de força e utilidade: 
um laçouma aperto duas travas


Teoricamente, 

ele proporciona um vantagem mecânica 
três vezes maior quando apertado; 
no entanto, na realidade, 
essa vantagem é geralmente menor 
devido ao atrito.


Método
1



Fazendo um nó de caminhoneiro clássico


1. Amarre a corda em uma ponta. Você deve prender uma ponta da sua corda a algo resistente, como um gancho na carroceria do seu caminhão, uma barra fixa ou algo do tipo. Você utilizará a ponta livre da sua corda para criar o nó de caminhoneiro, que se baseia em um nó corrediço.




Faça um laço

Faça um laço com a sua corda e segure esse laço no ponto em que a corda cruza com ela mesma. Você pode fazer isso facilmente apertando a parte cruzada com o dedo indicador e o dedão. Esse movimento de passar a corda por ela mesma para criar um laço é chamado de volta do fiel. Em seguida, com a sua mão livre, passe um pouco de corda do outro lado do laço para fazer a volta do fiel.
Você pode fazer um nó de caminhoneiro que seja mais adequado para cargas extremas fazendo diversos cruzamentos com o seu primeiro laço, em vez de apenas um. Isso pode ser feito facilmente girando o laço várias vezes. 
Você deve passar a corda pelo primeiro laço o suficiente para criar um segundo laço que saia do primeiro. Isso exigirá apenas alguns centímetros de corda.




Prenda bem o seu primeiro laço. 


Você pode fazer isso puxando a corda pelo lado do segundo laço e seguindo em direção ao ponto de fixação e à porção da corda que está passando pelo primeiro laço. Isso deve apertar bem a sua corda e o primeiro laço em torno do segundo laço de modo que você não precise mais segurá-lo com os dedos.
Nesse ponto, você deve ter apenas um laço na sua corda. Esse laço deve se sobressair em relação ao primeiro laço recém apertado. Essa é a parte do nó corrediço no nó de caminhoneiro.


Prenda a ponta livre da sua corda. 


Você pode fazer isso passando a ponta da sua corda em torno de um objeto fixo, como um gancho, uma estaca ou um pilar fixo. Seja qual for o seu ponto de fixação, ele deve ser forte o bastante para suportar o que você estiver segurando com a corda.
Puxe a corda com firmeza para apertar o nó e esticar bem a porção da corda entre o primeiro e o segundo ponto de fixação. Muita folga na corda pode fazer com que a sua carga escorregue ou se mova.


Passe a ponta livre da corda pelo outro laço. 



Passe a ponta livre pelo laço até que não haja mais folga na corda. Isso também servirá para apertar e fortalecer o seu nó de caminhoneiro.



 
6  Finalize o nó com duas travas de cerca de 01 cm (hum centímetro). 


Passe a ponta livre em torno dos dois nós fixos da corda. Como você passou a ponta pelo ponto de fixação e a trouxe de volta para o nó para terminar de amarrar, a sua corda com nós fixos terá duas porções. Após passar a ponta livre em torno de ambas as porções, faça o seguinte:
Mantenha a ponta livre solta para que o laço seja formado ao passá-la em torno das porções com nó fixo. Passe a ponta livre pelo laço e puxe com firmeza; em seguida, deslize-a até a base do nó principal. Esta é a primeira trava.
Em seguida, faça o mesmo movimento depois do ponto em que você amarrou a primeira trava. Dessa vez, ao passar a ponta livre pelo laço, puxe-a de modo que ela saia de baixo das duas travas.
Aperte bem o nó. Esse tipo de nó é ideal para uma tensão moderada. Agora aproveite o seu nó de caminhoneiro! 


Método
2


Fazendo a variação do nó de caminhoneiro com nó catau


Faça duas voltas do fiel na corda


Para formar uma volta do fiel, passe a ponta livre da corda em torno dela mesma de modo que ela continue por fora da ponta já presa, formando um laço. Faça isso duas vezes e deixe um pouco de corda sobrando em cada laço de modo que ambos fiquem grandes o bastante para que a corda possa atravessá-los.


Passe um pouco de corda pelos laços e aperte

Pegue alguns centímetros da sua corda depois dos laços e passe-a por ambos os laços. Deixe uma quantidade de corda suficiente após o segundo laço de modo que, após apertar a corda, haja laços tanto acima como abaixo dos nós.

Fixe a ponta livre da sua corda e passe-a pelo laço

Assim como você faria com um nó de caminhoneiro comum, passe a sua corda em torno do ponto de fixação e leve-a de volta para a parte do nó com a ponta livre. Passe a corda pelo laço e puxe-a com firmeza.[14]
Essa versão modificada do nó de caminhoneiro é ideal para tensões leves a moderadas, mas é inadequada para uma tensão extrema. Escolha um nó diferente para cargas mais pesadas.

4 Aperte a ponta da corda e o seu nó de caminhoneiro com duas travas



Assim como você faria com um nó de caminhoneiro normal, é possível criar travas simples na parte do nó com a ponta livre. Passe a ponta livre em torno da parte dupla da corda na base do nó e, em seguida, faça o seguinte:
Deixe uma folga na corda que seja suficiente para formar um laço. Passe a ponta livre pelo laço e puxe-a com firmeza, deslizando a trava para chegar até a base do nó.
Repita esse processo, passando a corda pelo laço de modo que ela saia entre as travas. Deixe a sua segunda trava bem apertada e deslize-a até ficar próxima da primeira. O seu nó de caminhoneiro modificado está pronto para ser utilizado!



Dicas


O nó de caminhoneiro pode ser utilizado para diversos propósitos. Alguns usos populares incluem amarrar vela ao velejar, fixar uma carga em um caminhão e prender objetos grandes no teto do carro, como uma árvore de Natal ou um colchão.




Referências
↑ http://www.animatedknots.com/truckers/index.php?Categ=household&LogoImage=LogoGrog.jpg
↑ http://www2.phy.ilstu.edu/pte/489.01content/simple_machines/simple_machines.html
↑ https://www.youtube.com/watch?v=tvgFyqFZK54
↑ http://www.thetruckersreport.com/how-to-tie-a-truckers-knot/
↑ http://www.popularmechanics.com/home/how-to/a10704/learn-to-tie-a-truckers-hitch-the-knot-youll-use-all-summer-16908244/
↑ http://www.netknots.com/rope_knots/slip-knot/
↑ http://www.animatedknots.com/truckers/#ScrollPoint
↑ http://www.popularmechanics.com/home/how-to/a10704/learn-to-tie-a-truckers-hitch-the-knot-youll-use-all-summer-16908244/
↑ http://www.netknots.com/rope_knots/truckers-hitch/
↑ http://www.netknots.com/rope_knots/sheep-shank/
↑ http://www.thetruckersreport.com/how-to-tie-a-truckers-knot/
↑ http://www.animatedknots.com/sheepshank/#ScrollPoint
↑ Day, Cyrus Lawrence, Ray O. Beard, and M. Lee. Hoffman. The Art of Knotting & Splicing. Annapolis, MD: Naval Institute, 1986. 116. Print.
↑ https://www.youtube.com/watch?v=tvgFyqFZK54
↑ http://www.southee.com/Knots/Knots_Miscellaneous.htm
↑ Pawson, Des. Pocket Guide to Knots & Splices. Edison, NJ: Chartwell, 2001. 142. Print.
↑ https://www.youtube.com/watch?v=tvgFyqFZK54
↑ http://www.netknots.com/rope_knots/truckers-hitch/

↑ http://www.popularmechanics.com/home/how-to/a10704/learn-to-tie-a-truckers-hitch-the-knot-youll-use-all-summer-16908244/

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