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09 (nove) mitos sobre nutrição que devem ser deixados no passado



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09 (nove) mitos sobre nutrição que devem ser deixados no passado

O óleo de palma é muito prejudicial, o glutamato monossódico é viciante e as batatas precisam ser expulsas da dieta - todos os dias ouvimos essas verdades aparentemente simples.
...os mitos alimentares mais populares ...
...  eles deveriam ser acreditados ?

Café com leite tem menos cafeína que café expresso



09 (nove) mitos sobre nutrição que devem ser deixados no passado


Muitos têm certeza de que é o café expresso que contém mais cafeína. Seu sabor rico engana, no entanto, não afeta a "força" da bebida, nem a adição de leite ou açúcar. De fato, o conteúdo de cafeína no café com leite, cappuccino e café expresso é exatamente o mesmo e depende apenas da variedade e mistura do café.

Frutas e doces - apenas para sobremesa




Os nutricionistas discordam fundamentalmente dessa tradição estabelecida. Recomenda-se frutas no café da manhã ou como lanche durante o dia. Mas os doces só podem ser oferecidos pela manhã: de manhã, duas fatias de chocolate não causarão um salto acentuado na insulina. Após o almoço, é melhor evitar consumir açúcar e confeitaria.

Glutamato de sódio é perigoso para a saúde


 

O E621, ou, na linguagem da ciência, o ácido glutâmico monossódico é um dos aditivos alimentares mais comuns no mundo. Sua fórmula foi derivada no Japão. Em 1908, o químico Ikeda Kikunae recebeu glutamato monossódico de algas e caracterizou seu sabor como “umami” (dar água na boca). De fato, essa substância é encontrada na maioria dos produtos naturais: do pimentão ao tomate. Faz com que as papilas gustativas do nosso idioma funcionem mais intensamente, que é o que os fabricantes usam. O principal perigo dos alimentos, aos quais o E621 é adicionado artificialmente, é o risco banal de comer demais.





O pão preto é mais saudável que o branco



Muitos têm certeza de que os produtos de farinha branca são estritamente contra-indicados para quem quer perder peso: eles devem fazer uma escolha a favor do cozimento da farinha de centeio. No entanto, o teor calórico de um pão preto e branco é quase o mesmo e, portanto, você pode ganhar peso apoiando-se em qualquer tipo de pão. A diferença mais importante está na farinha. O pão integral é cozido a partir de farinha de centeio, contém mais fibras alimentares, por isso é mais preferível em termos de metabolismo. Por outro lado, o pão de trigo é mais poroso e mais fácil de digerir, portanto, para algumas doenças do trato gastrointestinal, é melhor comê-lo.

Granola - o melhor lanche



Um lanche americano popular conseguiu conquistar o amor de adeptos de boa nutrição em todo o mundo. Aveia assada, nozes, mel - granola é realmente considerado um dos lanches mais nutritivos. No entanto, na busca pela redução de calorias, os fabricantes costumam adicionar adoçantes artificiais ao produto. Eles provocam um aumento do apetite e imperceptivelmente comemos mais do que o necessário.




O azeite é mais saudável que o óleo de girassol, pois acelera o metabolismo



Os especialistas garantem que todos os óleos vegetais são úteis, mas em uma quantidade limitada - não mais que 30 g por dia. Eles contêm ácidos graxos insaturados que melhoram o metabolismo do colesterol. Isso pode servir como uma boa prevenção de doenças do sistema cardiovascular.

O açúcar de cana é bom



Realmente tem muitos oligoelementos úteis, mas seu conteúdo é insignificante. É improvável que alguém esteja pronto para comer 2 kg de açúcar por causa da taxa diária de potássio. A principal vantagem do açúcar de cana é que ele pode ser consumido não refinado. Os benefícios deste produto causam muita controvérsia entre os nutricionistas, pois contém 97% de sacarose e seu conteúdo calórico é de quase 387 kcal por 100 g.

Macarrão e batatas prejudicam a figura


Nem tudo é tão assustador quanto parece. Os tubérculos de batata contêm potássio, magnésio e ferro. Só é necessário levar em consideração algumas nuances. O conteúdo calórico de 100 g de batatas assadas é de 80 kcal, mas as batatas fritas com o mesmo peso "puxam" até 317 kcal. Ao mesmo tempo, se você adicionar molho, o conteúdo calórico aumentará acentuadamente.
Com massas, tudo é um pouco mais complicado. Em 100 g de aletria comum, aproximadamente 114 kcal. O teor calórico de massas feitas de trigo duro será de 230 kcal. No entanto, as massas de trigo duro contêm muitos nutrientes e fibras úteis, menos amidos e gorduras, mas as massas regulares contêm apenas calorias vazias.

O óleo de palma é prejudicial


  

A reputação deste óleo tropical foi prejudicada pelo alto teor de ácido palmítico, o que contribui para um aumento na quantidade do chamado colesterol ruim. No entanto, o ácido oleico também está presente, o que neutraliza os possíveis danos do ácido palmítico e, finalmente, o óleo de palma não afeta o metabolismo do colesterol. laranja brilhante óleo de palma extra virgem - a fonte de ácidos gordos insaturados e beta-caroteno. O principal problema é que os fabricantes sem escrúpulos costumam adicionar óleo de palma barato aos produtos, em vez de ingredientes mais caros, enganando o comprador.

"No mundo, existem muitos outros produtos que são injustamente notórios, conte-nos sobre eles!"Pode ser?



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